Como superar uma traição e ser feliz?

por | set 10, 2022

Uma traição é um dos sentimentos mais dolorosos que podemos sentir, porque não é só o ato em si que nos magoa, mas a quebra de confiança em quem amamos e que jurou nos amar pode ser ainda mais decepcionante. Por isso, saber como superar uma traição pode ser um passo importante para a sua felicidade, independentemente se você escolher continuar ou não no relacionamento.

O primeiro ponto a enfatizar é que você não será fraca se resolver perdoar, pois às vezes a traição pode ter acontecido por uma fraqueza momentânea do parceiro. Porém, é sempre importante avaliar se isso já não é um indicativo de que o relacionamento não está saudável.

 

Descobri a traição: o que fazer?

Descobrir uma traição é uma das sensações mais terríveis que se possa sentir. Por isso, o ideal é que você não faça nada de cabeça quente. Sua principal preocupação não é se você conseguirá perdoar ou não e como será daqui para frente, mas sim se acalmar primeiro.

É possível que a sua autoestima caia, imaginando que foi um problema que você causou ou que você não era o suficiente para ele. Porém, nem sempre isso é o motivo da traição, às vezes pode ser um sentimento de vingança do parceiro, prazer/fantasia, efeito novidade, carências, traumas do passado ou desespero. Além disso, também é possível que seja um pretexto para encerrar o relacionamento – mas você só conseguirá descobrir a verdadeira motivação depois de se acalmar e não tomar nenhuma decisão com o emocional abalado.

Para descobrir a verdadeira motivação da traição, sente-se com o seu parceiro e tente entender os porquês. Mostre que você está aberta para perdoá-lo se ele também estiver disposto a se abrir com você e verdadeiramente arrependido. Se a sua decisão for perdoar, confie nela e não dê ouvidos a outras pessoas que poderão aconselhar você a fazer o contrário.

Para decidir se vai perdoar a traição ou não, um dos fatores que deve ser levado em consideração é a fase do relacionamento. Uma traição que aconteceu num casamento com filhos é diferente de uma que aconteceu no início do namoro. Enquanto a primeira é possível ser perdoada se os dois estiverem dispostos, a segunda pode ser um bom indicativo de que o parceiro não está preparado para se comprometer. Aproveite o ocorrido para refletir sobre esses diversos pontos.

Assim que a traição for perdoada, é muito importante que você não a use como moeda de troca. Ou seja, não use a traição como pretexto para tentar controlar o parceiro. Tente deixar o passado no passado. O perdão deve ser genuíno para que você não se martirize pela sua decisão e tenha forças para continuar no relacionamento. Dê tempo ao tempo que, aos poucos, a relação irá voltar aos eixos.

Porém, se você decidiu que não valia a pena continuar e resolveu aproveitar a situação da traição para encerrar o relacionamento, está tudo bem. O importante é que você avalie o cenário da relação, entenda a fase em que vocês estavam passando, as motivações da traição e tudo o que uma eventual separação implica (filhos, separação de bens, etc). A sua decisão deve trazer tranquilidade para a sua consciência e lhe fazer feliz.

Tentei entender os motivos da traição e seja feliz na sua decisão

Passar por todo o sofrimento de superar uma traição sozinha pode ser muito difícil. Por isso, o ideal é que, neste momento, você volte a fazer terapia para entender os motivos da traição, como isso afetou você e a sua relação, como superar a traição de fato e como ordenar seus sentimentos e o relacionamento, caso você tenha decidido continuar.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *