Como superar um término de relacionamento?

por | nov 9, 2021

Um relacionamento amoroso é uma das partes mais importantes na nossa vida. É com ele que planejamos o nosso futuro: casamento, filhos e a construção de uma vida juntos. Por isso, o término de relacionamento pode ser muito devastador e gerar uma série de sentimentos confusos

O término de relacionamento não é uma decisão fácil, ainda mais se é um casamento que envolve filhos. Dependendo em qual estágio está a relação, pode ser que valha a pena tentar reconstruir os laços de afeto. Porém, se for um relacionamento abusivo, o melhor é seguir firme na decisão de se separar.

 

Devo insistir no relacionamento ou terminar?

Infelizmente, não existe uma receita pronta sobre o que é certo ou errado fazer neste momento. Cada relação possui suas particularidades e, por isso, também deve ser analisada de forma individualizada. Neste sentido, a ajuda de uma psicóloga pode ajudar você a entender se o término de relacionamento é ideal no seu caso.

Muitos casais, inclusive, optam por terapias de casal para tentarem compreender o porquê de tantas brigas e se a reconciliação é possível. Porém, nem tudo são flores e esses casos são exceção. Na maioria das vezes, os casais não buscam ajuda – ou apenas um do casal está passando por um processo terapêutico.

Neste caso, o mais importante é tentar compreender como seu relacionamento chegou até onde está e se ainda vale a pena continuar ou não. Uma dica que pode ajudar a pensar é anotar os prós e os contras da relação num papel para que se consiga visualizar as características do relacionamento com mais clareza.

O importante é conseguir visualizar se o relacionamento está apenas passando por uma má fase ou se isso já constitui o relacionamento em si. É realmente muito difícil construir uma relação com outra pessoa, por isso às vezes vale a pena esforçar-se para manter o relacionamento de pé.

Agora, se a sua relação só passa por brigas constantes, ausência do parceiro, desconfiança ou até por agressões verbais e/ou físicas, o melhor é considerar o término do relacionamento. Por isso, o mais importante neste primeiro momento é conseguir identificar as características da relação.

 

Como se recuperar do término de relacionamento?

Depois de avaliar os prós e os contras, você optou pelo término do relacionamento. Este momento pode ser muito difícil, pois você irá adentrar um território desconhecido: toda sua rotina mudará, suas responsabilidades, seus pertences, seus relacionamentos com a família do outro e com os amigos em comum e até os seus planos.

Por isso, muitas pessoas optam por continuar num relacionamento infeliz ao invés de separar, pois o primeiro momento é realmente muito difícil. O primeiro passo é dizer para si mesma que “vai passar”. Assim como você se acostumou com a presença do outro, também irá se acostumar com a ausência – é só ter a paciência de esperar o tempo fazer o seu trabalho.

A decepção pelos sonhos rompidos pode ser muito grande, mas é importante voltar àquele pedaço de papel e lembrar os motivos pelos quais você optou pela escolha do término do relacionamento. É preciso ter coragem para adentrar este mundo novo e desconhecido, mas ele poderá lhe trazer grandes surpresas.

O término de relacionamento pode ser desafiador, mas às vezes é a única solução

Veja alguns passos para lidar com o rompimento do relacionamento.

É normal sentir-se perdida

Apesar de tudo, estar num relacionamento implica numa certa rotina em nossas vidas. Quando há o rompimento, toda a nossa rotina se altera. Por isso, sentimentos como tristeza, raiva, exaustão, frustração e confusão podem aparecer.

Além disso, uma certa ansiedade e insegurança pelo futuro que está por vir são bastante comuns. Como serão os dias? E os planos? Mas não se preocupe, pois tudo se ajusta e é possível ser feliz sozinha.

Tire um tempo para você

Em função desses sentimentos, é normal que você fique menos produtiva no trabalho e não consiga realizar tarefas com a mesma excelência.

Aceite que isso faz parte do momento e não se cobre tanto.

Converse sobre os seus sentimentos

É muito importante não passar por esse momento sozinha. Converse com amigas ou família próxima e aceite o apoio que irão lhe oferecer.

Sofra tudo o que precisar

O fim do relacionamento se assemelha às fases de luto, pois realmente uma parte de nós morreu ali. Por isso, permita-se sofrer e chorar o quanto for necessário para o aperto no coração passar.

É perfeitamente normal ficar triste pelo final de um relacionamento, mas vai passar

Caso você sinta que precisa de ajuda profissional, não hesite em procurar. Psicólogas são treinadas para ajudar no processo de término de relacionamento e ajudarão a tornar este momento menos difícil. O importante é ter consciência de sua escolha e seguir em frente.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *