Aprenda como lidar com a raiva acumulada

por | jul 22, 2021

Todo mundo já sentiu raiva uma vez na vida. Seja no trabalho, de uma pessoa ou até de si mesmo, a raiva é um sentimento normal e provavelmente acontecerá de novo em sua vida. O ponto prejudicial de sentir raiva é quando ela faz com que você perca o controle e “meta os pés pelas mãos”, como diz o ditado popular. Por isso, aprender como lidar com a raiva pode fazer a diferença na sua vida.

A raiva é um mecanismo de proteção do nosso corpo. Quando nos sentimos injustiçados, por exemplo, ela surge para nos colocar em ação. Em alguns momentos, esse sentimento realmente pode ser benéfico, pois, ao indignar-se com alguma situação, você pode usar a raiva como motivação para alcançar os seus objetivos.

Porém, o problema da raiva (assim como de qualquer sentimento) é senti-la em excesso. Ter ataques de ira pode fazer com que você se torne uma pessoa volátil, agressiva e que as pessoas não podem confiar, além de ocasionar certas doenças cardiovasculares, problemas gastrointestinais, dores de cabeça e até sofrer derrame.

Como deixar de sentir raiva não é possível, pois é um sentimento normal do ser humano, o melhor a fazer é aprender a controlar a sua ira. Assim, você evitará magoar as pessoas queridas com quem convive e até usá-la para alçar voos maiores.

Como controlar a raiva

A primeira coisa a fazer é tentar não evitar este sentimento quando ele aparece. Querer evitar sentir raiva pode deixar você ainda mais irritado. Por isso, ao sentir-se assim, respire fundo e procure entender o que está acontecendo.

Outro ponto muito importante é não agir. Quando sentimos raiva, temos a tendência a reagir, falando palavras e tendo atitudes que farão com que nos arrependamos no futuro. Por isso, por mais difícil que seja, você deve tentar se controlar.

Veja outras dicas de como lidar com a raiva.

Respire fundo

Por mais clichê que possa parecer, a arte de respirar fundo pode ser uma grande aliada na hora de controlar a sua raiva. Isto porque, assim, o seu cérebro entende que não há perigo por perto, fazendo com que você relaxe.

Mulher respirando fundo para lidar com a raiva no trabalho

Uma boa respiração funda possui capacidade tranquilizadora, nos mantendo no presente e com atenção. Porém, é muito importante que exercícios de respiração façam parte do seu dia a dia, pois na hora da raiva será muito difícil praticá-los se você já não tiver um repertório.

Procure compreender o seu sentimento

É muito importante que você consiga identificar a origem da irritação. Às vezes, é uma situação específica no trabalho ou a atitude de alguém. Porém, pode acontecer também de ser uma interpretação da realidade que aconteceu apenas nos seus pensamentos. Ao criar uma realidade fictícia, você acaba ficando com raiva em função de toda a bagagem de sua vida. Cuide para não ser injusto.

Lembre-se que você é o responsável por suas ações

Por mais que na hora da raiva a gente perca o controle, é muito importante que você se lembre que você é o único responsável por suas ações. Não temos como evitar o sentimento, porém temos como evitar a reação. Não se prejudique por falta de controle.

Coloque para fora as emoções negativas

Não é bom ficar guardando sentimentos negativos, pois uma hora pode ser que essa ira exploda. Por isso, fazer terapia, desabafar com um amigo ou escrever num diário pode ajudar você a extravasar a raiva.

Quando você faz isso, tanto escrevendo quanto falando sobre a raiva em voz alta, você também consegue analisar os seus sentimentos negativos com mais clareza e é muito mais fácil encontrar uma solução para resolver a situação pela qual você está passando.

Mantenha uma rotina de exercícios ativa

A atividade física libera endorfina, que é uma substância química responsável por acalmar e gerir nossas emoções. Além disso, a prática de exercícios aeróbicos, como caminhadas ou corridas, também libera adrenalina, faz com que você fique mais ofegante e use toda a sua energia para algo bom – sua saúde.

Como lidar com a raiva no momento que ela aparece?

Sabemos que, apesar dos conselhos, muitas vezes não conseguimos lidar com a raiva no momento que ela aparece. Por isso, é muito importante que você se afaste da situação ou da pessoa para não reagir.
Se for possível, dê uma caminhada ao ar livre, respire ar puro e deixe o sol penetrar no seu rosto. Se estiver com fones de ouvido, ouça uma música calma. Não tome bebidas estimulantes, como o café, e procure se hidratar com água. Respire fundo e só então volte ao lugar que você estava.

Respire fundo, saia para caminhar e pegue um sol para aprender a controlar a raiva

Tudo bem não falar nada ou ainda não ter a solução para aquele problema. Dependendo do que aconteceu, nada se resolverá naquele instante.

Buscar o autoconhecimento e se respeitar é o primeiro passo para não explodir e respeitar os demais. Procure a ajuda de um psicólogo para que você possa avançar neste quesito.

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