A importância do autoconhecimento na sua vida

por | ago 4, 2021

A importância do autoconhecimento vai muito além de saber qual seu estilo musical preferido ou qual comida você gosta de comer. Se conhecer ajuda você a se relacionar melhor, adquirir mais habilidades profissionais, melhorar a autoestima e a definir metas realistas para a sua vida.

O autoconhecimento é um entender íntimo de quem você é. É entender-se por completo, analisar suas atitudes, não reagir a qualquer estímulo e ser realista com o que você espera do seu futuro.

Você já deve ter ouvido falar aquela frase (se não foi você mesmo quem a proliferou): “se eu não conheço nem a mim mesmo, como irei conhecer o outro”. É por essas e outras que buscar o autoconhecimento é tão importante na sua vida.

 

Afinal, o que é autoconhecimento?

O autoconhecimento é o conhecimento que você tem de si próprio. Porém, aqui estamos falando de entender o seu eu mais profundo, como suas emoções, pensamentos e sonhos. Conhecer-se melhor ajuda a controlar as emoções, como lidar com a raiva e entender os momentos de felicidade e euforia.

Além disso, o autoconhecimento ajuda você a saber quem você realmente é. Assim, a sua autoconfiança aumentará, fazendo com que você se sinta capaz de realizar certos objetivos que, antes, eram inimagináveis. Os seus relacionamentos não serão mais baseados na carência, pois agora passarão a ser uma escolha – já que você sabe ser feliz sozinha.

Existem vários tipos de autoconhecimento, como o pessoal e o profissional, por exemplo. Engana-se quem acha que eles estão separados! Muito pelo contrário. Somos um ser único, dotados de personalidade, atitudes, sentimentos e pensamentos. Todas as áreas da nossa vida nos influenciam de alguma maneira. Por isso, entender cada uma delas e a suas influências sobre nós, fará com que você tenha mais clareza na hora de tomar decisões, seja num relacionamento profissional ou pessoal.

 

Como alcançar o autoconhecimento?

A primeira atitude que você deve ter é sair do piloto automático. Sabe quando você pratica uma ação tantas vezes que nem percebe mais como fazer? O autoconhecimento nos exige estarmos presentes no momento que estamos vivendo, observando nossas emoções, reações e pensamentos.

Outro ponto muito importante é não se julgar. Nós estamos sempre buscando o nosso desenvolvimento pessoal, tentando melhorar onde estão nossas falhas. Conhecer-se a si próprio é o primeiro passo para uma mudança profunda e verdadeira daqueles pontos que necessitam de ajustes.

Você também pode iniciar anotações em um diário, escrevendo seus pensamentos, seus planos de vidas ou o que você quiser. Ao final de um ciclo (seja do ano ou do caderno), releia suas anotações e identifique pontos que você melhorou e pensamentos que já mudaram.

A busca pelo autoconhecimento e pelo meu verdadeiro eu

Caso você necessite de ajuda para adentrar no seu mundo mais íntimo, o psicólogo é o profissional indicado para lhe ajudar na busca do autoconhecimento. Isto porque são profissionais treinados a não julgar e a entender o outro. Com técnicas bem estabelecidas, o psicólogo irá fazer perguntas para você mesmo descobrir a resposta, fazendo parte dessa descoberta do seu verdadeiro eu.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *