Por que fazer terapia é importante na sua vida?

por | jul 7, 2021

Se antigamente fazer terapia podia ser considerado apenas como parte do tratamento de quem tinha alguma doença mental, hoje em dia ela é vista como autoconhecimento e essencial para enfrentarmos os problemas do dia a dia. Com o acometimento de diversos desvios, como ansiedade e depressão, motivos para fazer terapia é o que não faltam.

O mais comum ao procurar um psicólogo é quando temos algum tipo de problema em nossa vida: um relacionamento que terminou, falta de perspectiva no trabalho ou até mesmo um certo vazio existencial. A terapia, neste caso, é responsável por auxiliar na mudança de um comportamento, sentimento ou pensamento que esteja impedindo que o paciente supere o problema na vida real.

Porque devo fazer terapia

Sabemos que a vida não é feita apenas de momentos bons. O sofrimento faz parte de quem somos e é normal. Por isso, às vezes é tão difícil entender quando é apenas um momento passageiro de quando realmente pode se tornar algo mais grave. Se você percebe que tem evitado pessoas e situações por muito tempo, esse pode ser um primeiro sinal.

Outro sinal muito comum é quando a sua imunidade está muito baixa. Se você fica doente constantemente ou tem muitas dores de cabeça ou no corpo, pode ser um aviso do seu corpo que o psicológico não está bem. Muitos distúrbios na nossa saúde também podem ser ocasionados por uma má alimentação acompanhada de muito estresse.

A vivência de um trauma como um acidente, o término de um relacionamento ou a vivência de um luto repentino podem ser outros fatores que ocasionam uma mudança de comportamento na pessoa. Sentir tristeza ao vivenciar esses momentos é normal, porém investigue caso isso se prolongue por muito tempo ou esteja impedindo que você continue suas tarefas cotidianas.

Outro indicador muito comum que você pode estar enfrentando uma doença da mente são os vícios em drogas, álcool e comida. Na tentativa de mascarar os sofrimentos, você se afunda nestes vícios que, por um momento, fazem você esquecer do presente. No caso da compulsão alimentar, o efeito também pode ser o inverso: ao invés de comer mais, a pessoa pára de se alimentar.

Averigue, também, como estão os seus relacionamentos pessoais. Você pode estar perdendo a paciência muito rápido com as pessoas, além de optar por se afastar e viver num isolamento social. Os seus hobbys também não lhe animam mais e você parou de ver sentido nas coisas.

Quando procurar por uma terapia

Apesar de a maioria das pessoas procurarem ajuda psicológica apenas quando chegaram num limite muito extremo, isso não é necessário. Fique atenta aos sinais que seu corpo lhe manda e analise suas mudanças de comportamento e interesses. Caso precise de ajuda, conte conosco para atender você.

motivos-para-fazer-terapia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *