Desânimo no trabalho: o que fazer?

por | out 26, 2021

O trabalho ocupa grande parte da nossa rotina e, por isso, trabalharmos num ambiente que nos proporcione bem-estar e espaço para a criatividade é fundamental. Porém, o desânimo no trabalho tem se tornado cada vez mais comum e pode estar prejudicando você mais do que você imagina.

Você acorda triste todos os dias porque tem que trabalhar? Ou, pior ainda, já vai dormir ansiosa no dia anterior devido ao que o trabalho está causando? Entender os motivos pelos quais o trabalho tem causado tanto desânimo é fundamental para que você encontre soluções para resolver essa situação.

 

O que pode causar o desânimo no trabalho?

Muitos podem ser os fatores que podem causar o desânimo no ambiente de trabalho. Esgotamento profissional por trabalhar muitas horas ou durante o final de semana, prazos apertados para entrega de resultados, um chefe abusivo com a equipe, são apenas alguns exemplos.

No meio de toda essa pressão no ambiente profissional, ainda surge a culpa e a autocobrança por não aguentar as situações ou porque você precisa do dinheiro. Nesse sentido, a sua saúde mental vai se deteriorando, podendo chegar a desenvolver ansiedade e depressão – ou até mesmo a Síndrome de Burnout.

 

O que posso fazer, então, para melhorar o ânimo no trabalho?

Depois de identificar a causa do desânimo no trabalho, é importante avaliar se você tem o controle da situação. Um primeiro método é procurar outro emprego e pedir demissão do atual, caso o ambiente de trabalho seja muito pesado e você veja que não tem como mudar.Um ambiente tóxico pode minar a sua saúde mental e, por isso, o afastamento pode ser uma boa estratégia.

Já se você tiver algum tipo de controle da situação, vale a pena esforçar-se para melhorar o ambiente de trabalho no qual você está. Identifique se a sua chefia está aberta a lhe ouvir e converse. Às vezes, você pode estar passando por uma crise existencial ou mudança de propósito; ou, se for uma situação em que sua chefia pode resolver, o mais importante é que você seja sincera e profissional, pois assim a relação de confiança entre vocês aumentará.

Outro motivo de desânimo no trabalho muito comum é a desilusão com a carreira profissional. Se as suas atividades estagnaram e você não sente que está crescendo dentro da empresa, pode acabar gerando uma desmotivação bem grande em você. Por isso, procure por cursos ou livros que façam você aprender algo novo. Traçar um novo plano de carreira com objetivos bem definidos pode ser ótimo!

Desânimo no trabalho tem solução? Veja o que fazer

Além disso, o problema pode não estar no trabalho propriamente dito. Às vezes, estamos enfrentando dificuldades no relacionamento amoroso ou familiar, problemas de autoestima ou desmotivação geral com a nossa vida e expectativas que criamos sobre nós.

Neste sentido, procurar a ajuda de uma psicóloga comportamental pode ser essencial na descoberta dos fatores que estão causando desânimo no trabalho. Ter a percepção das dificuldades é um primeiro passo, mas não espere o pior acontecer para resolver este problema.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *