O que é e como evitar a procrastinação?

por | set 13, 2021

O ato de procrastinar acompanha o ser humano há séculos. Isso porque nosso cérebro foi “ensinado” a procurar por pequenas recompensas rápidas e evitar pensar no longo prazo – já que viver até os 90 anos não era uma preocupação do homem das cavernas. Porém, o mundo mudou, apesar de ainda estarmos presos a um cérebro selvagem. Esse é um dos motivos do porquê parar de procrastinar é tão difícil – pois vai contra a nossa natureza.

Apesar de estudos e do conhecimento que temos nos dias de hoje, ainda é muito difícil lutar contra o instinto de ceder a prazeres momentâneos e pensar no longo prazo. Comer um doce é muito mais gratificante do que pensar no que este hábito pode fazer com sua saúde ao longo de 10 anos. Mas o que é de fato a procrastinação?

 

O que é procrastinação?

O primeiro mito a ser desvendado é que procrastinação não está relacionada à preguiça ou a um não cumprimento de uma tarefa. A procrastinação é o ato de postergar a execução de algo que precisa ser feito ou resolvido.

Como explicamos anteriormente, a procrastinação é algo intrínseco ao ser humano, tendo se desenvolvido conosco ao longo de milhares de anos. Por isso, procrastinar tarefas é algo natural e que, eventualmente, todos nós faremos. O que pode causar uma preocupação maior é quando a procrastinação torna-se habitual e você começa a deixar de realizar as tarefas (não apenas em atraso), perdendo prazos e responsabilidades.

A procrastinação mais severa pode estar relacionada com diferentes doenças psicológicas, como depressão, ansiedade, TOC e TDAH. Perpetuar tarefas por um longo período pode levar a frustração, culpa, irritabilidade e desmotivação.
Veja algumas dicas de como evitar a procrastinação.

 

Como evitar a procrastinação?

A procrastinação irá acontecer na vida de todos, por isso o primeiro passo é não se culpar quando ela acontecer. É importante você ter em mente que é uma atitude normal de todo ser humano, mas há maneiras de você driblá-la.

 

Faça uma coisa de cada vez

Um dos motivos que podem levar à procrastinação é a ansiedade de realizar inúmeras tarefas. Por isso, fazer uma coisa de cada vez poderá ajudar a você a terminar tudo, mesmo que tenha que ser num tempo final. Ao invés de terminar um livro em um dia, que tal ler 2 páginas por dia? Apenas comece!

Como evitar a procrastinação

Anote a sua rotina

Uma boa maneira de manter-se fiel à sua rotina é anotando-a. Compre uma agenda ou um caderninho e anote todas as tarefas que você precisa realizar. Desde tarefas importantes, como algum prazo no trabalho, até aquelas tarefas menores que você acha que não precisa anotar, como passar aspirador na casa ou estender as roupas. Não esqueça de marcar como “feita” assim que realizá-la!

 

Crie recompensas significativas

Recompensar-se por um trabalho pode ser uma boa maneira de incentivar a terminá-lo. Isso porque você sabe que terá um pequeno prazer momentâneo em um curto prazo.

 

Diminua os estímulos externos

Deixe o celular, revistinhas ou qualquer tipo de distração longe de você na hora de executar a tarefa. As redes sociais e joguinhos funcionam muito como um estímulo de uma recompensa rápida e fácil, podendo ser muito tentadora na hora de procrastinar.

Dicas de como evitar a procrastinaçãoDicas de como evitar a procrastinação

Investigue a causa

Como dissemos anteriormente, a procrastinação faz parte da natureza do ser humano. Porém, não negligencie a possibilidade de estar sofrendo de alguma doença mais grave, como depressão, ansiedade TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) ou TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). Agende uma consulta com um bom profissional de psicologia para que você possa descartar qualquer uma dessas possibilidades.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *