Ansiedade e depressão: entenda os sintomas e as diferenças

por | fev 3, 2023

Apesar de parecerem ser a mesma coisa, ansiedade e depressão são doenças diferentes e possuem causas, sintomas e tratamentos únicos. Cada transtorno tem seus próprios aspectos e devem ser reconhecidos como tais para que seja possível a realização do tratamento.

Entender as diferenças entre ansiedade e depressão é fundamental para que o diagnóstico correto possa ser feito em você ou em alguém que você conheça. Por isso, apesar de aparentarem serem iguais, elas possuem diferenças bem importantes.

O que é depressão?

A depressão não deve ser confundida com tristeza. Sentir-se triste é uma emoção normal que qualquer pessoa passa ao longo da vida. Já a depressão é um transtorno mental crônico grave, que se caracteriza por tristeza profunda, perda de interesse em atividades antes prazerosas, apatia e até por pensamentos mais graves de morte e de suicídio.

Ela é uma doença que pode ter diversas causas, desde aspectos biológicos e genéticos até psicológicos. Ela pode desencadear uma série de alterações químicas no cérebro do indivíduo, no qual acarreta numa má produção de neurotransmissores, serotonina e dopamina, que são responsáveis por transmitir impulsos nervosos entre as células.

Algumas das principais causas da depressão são desequilíbrios metabólicos ou hormonais, ambientes de competição constante e falta de afeto, além de situações externas enfrentadas pelo indivíduo, como luto, doenças ou desemprego.

O que é ansiedade?

A ansiedade é um sentimento comum a todos os seres humanos. Ela é responsável pelo nosso instinto de sobrevivência, já que nos deixa alerta. É muito comum ela aparecer em momentos importantes de nossas vidas, como uma entrevista de emprego ou um primeiro encontro amoroso. Porém, quando descontrolada, ela pode ter diversos aspectos negativos.

Pessoas muito ansiosas podem ter desde problemas físicos, como tremores e suor excessivo, até neuroses com medo do futuro. Ela só pode ser considerada uma doença quando ocorre muito frequentemente e de forma intensa, comprometendo a saúde mental do ansioso.

Qual a diferença entre ansiedade e depressão?

Apesar de ansiedade e depressão serem doenças diferentes, elas costumam aparecer juntas. É muito comum uma pessoa depressiva desenvolver ansiedade e vice-versa. Portanto, fazer um diagnóstico e diferenciar as duas doenças pode se tornar complexo.

Para que as doenças sejam identificadas e o tratamento correto seja prescrito, é necessário avaliar alguns fatores, como histórico familiar, experiências passadas e atuais e o ambiente no qual o paciente vive. Normalmente, para que essas doenças sejam tratadas, é recomendado o uso de medicação aliado a psicoterapia.

Estar depressivo não configura que você vá desenvolver ansiedade, assim como o contrário também é verdadeiro. O que acontece, porém, é que você fica mais disposta e vulnerável a desenvolver a outra doença em função da que você já está passando.

Por isso, entender as principais causas e diferenças entre ansiedade e depressão é fundamental para que o tratamento adequado possa ser iniciado. Apesar de serem doenças que não possuem cura, elas podem ser perfeitamente controladas com medicamentos e terapia.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *