Como ser mais produtiva? Veja 6 dicas

por | fev 15, 2023

Com a quantidade de tarefas cada vez maior para fazermos no dia a dia, muitas vezes não damos conta de tudo e nos vem à cabeça: como ser mais produtiva? Seja no trabalho ou na vida pessoal, ser efetiva e se sentir produtiva pode influenciar em muitos aspectos, inclusive no seu bem-estar.

Isso porque, ao nos sentirmos mais produtivas e, consequentemente, entregarmos mais resultados e com qualidade, também nos sentimos mais satisfeitas por estarmos fazendo um bom trabalho – e isso não se refere apenas ao ambiente profissional, mas também no ambiente familiar e social.

A boa notícia é que existem alguns hábitos que você pode adotar no seu dia a dia para se tornar mais produtiva sem precisar ter mais horas no seu dia. Vamos lá?

Como se tornar mais produtiva na vida de uma maneira geral?

Veja algumas dicas que eu separei para você se tornar ainda mais produtiva, melhorar o seu bem-estar e evitar a procrastinação. É importante lembrar, antes, que você não precisa começar todas de uma vez: escolha uma primeiro!

1 – Não subestime suas manhãs

O jeito que você acorda pode determinar o resto do seu dia, ou seja, se você acorda atrasada, fazendo tudo com pressa, pode acordar com ansiedade e isso gerar um mal-estar.

Por isso, tente levantar um pouco antes dos seus compromissos e tome um café da manhã com calma. Se possível, faça uma meditação ou leia um livro para aproveitar o ar fresco da manhã e começar o seu dia com o pé direito.

Ah! Não esqueça de dormir cedo para não precisar usar a função soneca pela manhã, tudo bem?

2 – Planeje a sua semana

Nada melhor do que planejar a sua semana inteira, não é? Assim, você poderá organizar os seus compromissos e criar uma rotina durante a semana para cumpri-los.

Lembre-se que imprevistos acontecem e que você não precisa ficar nervosa se algo sair fora do planejado, tá bom? Até os imprevistos devem ser levados em consideração na hora de fazer o seu planejamento.

Se você achar melhor, pode usar uma agenda ou planner para se organizar. Apesar de você já pensar na semana inteira, também é interessante olhar, todas as noites, os compromissos do dia seguinte para ver se algo precisará ser alterado.

3 – Estabeleça uma rotina

Identifique os compromissos fixos que você tem, como levar o filho na escola, trabalhar, ir para a academia, etc. A partir disso, tente estabelecer os “variáveis” sempre no mesmo horário, como fazer as refeições, ler um livro ou estudar.

Desta maneira, quando o seu cérebro já sabe o que vai acontecer, é possível render mais, pois você não gastará a sua energia tomando decisões.

4 – Divida suas tarefas em pequenas atividades

Ao planejar suas tarefas, procure se manter realista ao que você pode, de fato, realizar. Assim, você evita se frustrar com tarefas não cumpridas.

Por exemplo, se você deseja começar a correr e nunca fez isso na vida, que tal planejar correr por cinco minutos numa velocidade mais baixa, ao invés de já planejar correr por 10km?

Ao cumprir pequenas atividades, você se sentirá mais motivada e capaz de realizar as grandes! O importante é você ter autoconhecimento para saber o que está ao seu alcance. E lembre-se: ninguém começou correndo 10km sem passar pelos cinco minutos antes.

5 – Cuide da sua alimentação

O que comemos também tem uma grande influência em como nos sentimos. Por isso, tente ingerir alimentos mais naturais, como ovos, carnes, verduras, legumes e frutas.

Evite refinados (açúcar, farinha e sal) e qualquer alimento industrializado e/ou ultraprocessado.

Uma alimentação mais equilibrada trará mais disposição para a sua vida e, assim, você terá mais ânimo para enfrentar os obstáculos do seu dia a dia e mais energia para ser mais produtiva.

6 – Faça a higiene do sono

Um dia produtivo começa já na noite anterior. Então, não negligencie a sua noite de sono!

Descansar bem é fundamental para você ter bastante energia e estar disposta no dia seguinte. Por isso, você pode adotar alguns hábitos da higiene do sono, como desligar as telas, pelo menos, 1 hora antes de deitar, tomar um chá à noite para relaxar e ler um livro.

Agora que você já sabe como ser mais produtiva, que tal estabelecer algumas mudanças de hábitos na sua rotina? Assim, além de você estar produzindo mais, também se sentirá mais satisfeita ainda consigo mesma!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.