Como cuidar da saúde mental? Veja 9 dicas

por | jan 6, 2023

Num mundo tão corrido e cheio de demandas, está cada vez mais fácil adoecer mentalmente. Por isso, saber como cuidar da saúde mental é algo valioso nos dias de hoje.

Precisamos performar bem no trabalho, ter uma vida social ativa, cuidar de nós mesmas… todas essas demandas nos sobrecarregam, podendo desenvolver diversas doenças da mente, como fobias, depressão, transtornos de ansiedade, entre outros.

Por isso, saber a hora de desacelerar e cuidar de si pode ser a fronteira entre uma vida saudável, ainda que não perfeita, e uma vida na qual perdemos o controle.

Como cuidar da saúde mental?

Há quanto tempo você conseguiu descansar sem pensar no trabalho, problemas familiares ou de relacionamento, ou outros afazeres? E, mais importante, quando foi a última vez que você fez isso sem sentir culpa?

É muito comum as pessoas viverem no automático e não se darem conta dos maus hábitos que influenciam no dia a dia. Parar para pensar na sua saúde mental e incluir atividades de bem-estar deveria ser uma prioridade para você.

Porém, as pessoas só se conscientizam dos problemas quando transtornos como depressão e ansiedade se manifestam. Por isso, separei algumas dicas para você cuidar da sua saúde mental e não precisar chegar aos extremos.

Eu sei que, muitas vezes, pode ser difícil dar o primeiro passo, por isso, escolha algumas dessas dicas a seguir para iniciar. Comece sua caminhada com pequenas atitudes e você vai ver que, aos poucos, vai conseguir priorizar a sua saúde mental. Vamos lá!

Reserve um tempo para você

Em meio a tantos compromissos, é difícil encontrar um momento só para você. Porém, é fundamental que você reserve um tempo do seu dia para fazer algo que gosta: ler um livro, sair para caminhar, assistir a uma série.

O importante aqui é não se sentir culpada e entender que não tem problema voltar o olhar para si mesma de vez em quando.

Cuide da sua alimentação

A alimentação influencia no nosso estado de espírito, além da nossa saúde física. Por isso, é importante que você mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, comendo frutas, verduras e legumes.

Além disso, lembre-se de se manter hidratada. Beba bastante água!

Exercite-se com frequência

Uma mente sã, forte e saudável precisa de um corpo com as mesmas características. Por isso, praticar atividade física com frequência poderá lhe ajudar a extravasar dos momentos mais tensos e se acalmar.

Além disso, o exercício físico estimula a liberação de hormônios como a dopamina em nosso corpo, fazendo com que tenhamos sensações de bem-estar e de bom-humor.

Tenha uma boa noite de sono

Dormir e descansar bem influenciam diretamente no nosso humor no outro dia. Por isso, praticar a higiene do sono (desligar as telas antes de dormir, ter um quarto escuro, etc) podem fazer a diferença na sua saúde mental.

Além disso, é importante que você mantenha o seu ciclo circadiano corretamente (dormir à noite e acordar pela manhã), pois assim você manterá os seus níveis de melatonina e cortisol nas quantidades corretas.

Desconecte um pouco das redes sociais

Você não precisa excluir as suas redes sociais e abandonar o mundo virtual. Porém, desligar-se da vida na internet por alguns minutos no seu dia pode fazer a diferença na sua saúde mental.

Faça uma meditação

A meditação é uma técnica capaz de nos manter presentes e conscientes. Por isso, praticar uma meditação poderá fazer com que você esqueça um pouco do passado (depressão) e pare de se preocupar com o futuro (ansiedade), pois, por um momento, você consegue estar presente no “aqui e agora”.

Incluir pequenos momentos no seu dia poderá fazer com que você se acalme em momentos sob pressão.

Conviva com pessoas que você ama

Nós seres humanos somos seres sociais e precisamos nos relacionar com outras pessoas constantemente. Por isso, conviver com família, amigos e pessoas que você gosta é importante para manter uma saúde mental de boa qualidade.

Conecte-se com a natureza

Sempre que possível, esteja em contato com a natureza: coloque seus pés na grama, olhe o céu, sinta o vento no seu rosto. Isso pode fazer com que você consiga esquecer um pouco das preocupações do trabalho.

Procure ajuda

Não hesite em procurar ajuda caso você esteja se sentindo muito triste, não esteja sabendo lidar com frustrações ou sinta que você precisa fazer mais por si mesma. Com a ajuda profissional de uma psicóloga, você pode fortalecer seus relacionamentos, desenvolver suas aptidões pessoais e muitos outros benefícios para a sua saúde mental.

Aprender como cuidar da sua saúde mental é fundamental para que você mantenha boas relações, tanto pessoais quanto profissionais, além de fazer com que você se sinta bem consigo mesma. Por meio do autoconhecimento, você será capaz de entender quando é necessário praticar cada uma dessas dicas no seu dia a dia.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.