Um relacionamento amoroso é uma das partes mais importantes na nossa vida. É com ele que planejamos o nosso futuro: casamento, filhos e a construção de uma vida juntos. Por isso, o término de relacionamento pode ser muito devastador e gerar uma série de sentimentos confusos
O término de relacionamento não é uma decisão fácil, ainda mais se é um casamento que envolve filhos. Dependendo em qual estágio está a relação, pode ser que valha a pena tentar reconstruir os laços de afeto. Porém, se for um relacionamento abusivo, o melhor é seguir firme na decisão de se separar.
Devo insistir no relacionamento ou terminar?
Infelizmente, não existe uma receita pronta sobre o que é certo ou errado fazer neste momento. Cada relação possui suas particularidades e, por isso, também deve ser analisada de forma individualizada. Neste sentido, a ajuda de uma psicóloga pode ajudar você a entender se o término de relacionamento é ideal no seu caso.
Muitos casais, inclusive, optam por terapias de casal para tentarem compreender o porquê de tantas brigas e se a reconciliação é possível. Porém, nem tudo são flores e esses casos são exceção. Na maioria das vezes, os casais não buscam ajuda – ou apenas um do casal está passando por um processo terapêutico.
Neste caso, o mais importante é tentar compreender como seu relacionamento chegou até onde está e se ainda vale a pena continuar ou não. Uma dica que pode ajudar a pensar é anotar os prós e os contras da relação num papel para que se consiga visualizar as características do relacionamento com mais clareza.
O importante é conseguir visualizar se o relacionamento está apenas passando por uma má fase ou se isso já constitui o relacionamento em si. É realmente muito difícil construir uma relação com outra pessoa, por isso às vezes vale a pena esforçar-se para manter o relacionamento de pé.
Agora, se a sua relação só passa por brigas constantes, ausência do parceiro, desconfiança ou até por agressões verbais e/ou físicas, o melhor é considerar o término do relacionamento. Por isso, o mais importante neste primeiro momento é conseguir identificar as características da relação.
Como se recuperar do término de relacionamento?
Depois de avaliar os prós e os contras, você optou pelo término do relacionamento. Este momento pode ser muito difícil, pois você irá adentrar um território desconhecido: toda sua rotina mudará, suas responsabilidades, seus pertences, seus relacionamentos com a família do outro e com os amigos em comum e até os seus planos.
Por isso, muitas pessoas optam por continuar num relacionamento infeliz ao invés de separar, pois o primeiro momento é realmente muito difícil. O primeiro passo é dizer para si mesma que “vai passar”. Assim como você se acostumou com a presença do outro, também irá se acostumar com a ausência – é só ter a paciência de esperar o tempo fazer o seu trabalho.
A decepção pelos sonhos rompidos pode ser muito grande, mas é importante voltar àquele pedaço de papel e lembrar os motivos pelos quais você optou pela escolha do término do relacionamento. É preciso ter coragem para adentrar este mundo novo e desconhecido, mas ele poderá lhe trazer grandes surpresas.
Veja alguns passos para lidar com o rompimento do relacionamento.
É normal sentir-se perdida
Apesar de tudo, estar num relacionamento implica numa certa rotina em nossas vidas. Quando há o rompimento, toda a nossa rotina se altera. Por isso, sentimentos como tristeza, raiva, exaustão, frustração e confusão podem aparecer.
Além disso, uma certa ansiedade e insegurança pelo futuro que está por vir são bastante comuns. Como serão os dias? E os planos? Mas não se preocupe, pois tudo se ajusta e é possível ser feliz sozinha.
Tire um tempo para você
Em função desses sentimentos, é normal que você fique menos produtiva no trabalho e não consiga realizar tarefas com a mesma excelência.
Aceite que isso faz parte do momento e não se cobre tanto.
Converse sobre os seus sentimentos
É muito importante não passar por esse momento sozinha. Converse com amigas ou família próxima e aceite o apoio que irão lhe oferecer.
Sofra tudo o que precisar
O fim do relacionamento se assemelha às fases de luto, pois realmente uma parte de nós morreu ali. Por isso, permita-se sofrer e chorar o quanto for necessário para o aperto no coração passar.
Caso você sinta que precisa de ajuda profissional, não hesite em procurar. Psicólogas são treinadas para ajudar no processo de término de relacionamento e ajudarão a tornar este momento menos difícil. O importante é ter consciência de sua escolha e seguir em frente.
0 comentários